Pericardite Aguda

A pericardite é uma inflamação do pericárdio, que é a membrana que envolve o coração. Geralmente, é causada por uma infecção viral ou bacteriana, mas também pode ser causada por outras condições, como doenças autoimunes, trauma ou uso de certos medicamentos.

Os sintomas mais comuns da pericardite incluem dor no peito, que pode ser descrita como aguda e pontiaguda, que piora com a respiração profunda ou quando deitado de costas. Além disso, outros sintomas podem incluir febre, sudorese, falta de ar, fadiga e tosse seca.

O diagnóstico é feito através da história clinica do paciente, exame físico, que pode revelar um som de atrito pericárdico, bem como testes de imagem, como eletrocardiograma, ecocardiograma , tomgotafia e ressonância magnética.

O tratamento depende da causa .O uso de antiinflamatórios não esteroidais associado a colchicina por um período prolongado é fundamental.

Qualquer apresentação clínica que possa sugerir uma etiologia subjacente (por exemplo, uma doença inflamatória sistêmica ou tuberculose) ou  pelo menos um preditor de mau prognóstico (febre alta, curso subagudo, evidência de  derrame pericárdico volumoso, tamponamento cardíaco, imunossupressão, trauma…) justifica internação hospitalar.

Compartilhar esta postagem:

Postagens relacionadas