Toda dor no peito merece atenção. Ela pode indicar problemas no coração, ou estar associada a outros órgãos, como indicação de problemas pulmonares, musculares, respiratórios, gástricos e digestivos.
Quando o problema é no coração, como infarto ou ataque cardíaco, costuma apresentar dor que se espalha para outras regiões do corpo, principalmente do lado esquerdo, como pescoço, braço, costas e mandíbula, e vem acompanhada de falta de ar, náusea, tontura ou suor frio.
A dor costuma ter características de queimação ou pontadas no peito e permanece por mais de 10 a 20 minutos, ou ainda pode ser súbita e intensa, de curta duração.
Ao apresentar esses sinais é importante buscar uma emergência imediatamente.
Vale lembrar que pessoas acima dos 40 anos, pessoas com diabetes, obesidade, colesterol elevado, hipertensão, histórico familiar de problemas cardíacos e fumantes devem fazer acompanhamento com cardiologista.
Por isso, profissionais de saúde que atendem pacientes com estes perfis precisam estar atentos para incentivar os cuidados também com a saúde do coração através da indicação de um acompanhamento regular com o cardiologista.